Ir para o menu principal Ir para o conteudo principal
Prestação de contas pública parcial de obras de infraestrutura

Prestação de contas pública parcial de obras de infraestrutura

A execução de obras de infraestrutura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e no bem-estar de uma sociedade. No entanto, a transparência e a prestação de contas durante o processo de realização dessas obras são cruciais para garantir que os recursos públicos sejam utilizados de maneira eficaz, evitando o desperdício e a corrupção. Nesse contexto, a prestação de contas pública parcial se destaca como uma ferramenta essencial para promover a participação cidadã e a responsabilidade das organizações de sociedade civil (OSCs).

A Associação Agrologistica de Mato Grosso (AAGRO-MT) através do Termo de Doação (TD) Nº. 299462/2021 executa a transparência das informações sobre o andamento de obras de infraestrutura no Parque Novo Mato Grosso e o progresso dos projetos. 
Controle de Gastos Públicos: na foto, a prestação de contas parcial ajuda a monitorar os gastos públicos à medida que a obra avança. Isso permite que as autoridades identificam as aplicações orçamentárias e adotam o controle de custos. Além disso, os órgãos de fiscalização e a sociedade podem acompanhar de perto a alocação de recursos.
Na opinião do gestor administrativo da AAGRO-MT, Sr. Milton Ferreira Junior, “a prestação de contas pública parcial cria um ambiente em que os gestores públicos e privados são incentivados a cumprir prazos e orçamentos. Eles sabem que suas ações estão sujeitas a escrutínio e que a falta de transparência pode prejudicar as parcerias público-privadas”. A prestação de contas pública parcial de obras de infraestrutura ocorreu entre junho à setembro de 2023 são referentes à gestão dos recursos do Termo de Doação e ACP.